Seca severa no brasil em 2024 matara todas plantação no brasil

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Uma seca severa  em 2024 pode matar toda a plantação de alumento   no Brasil  segundo a análise da inteligência  artificial   Áreas mais afetadas As áreas mais afetadas pela seca severa de 2024 serão, principalmente, as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil. O Nordeste é a região mais suscetível à seca, pois já é uma região semiárida, com baixa precipitação média anual. O Norte também é uma região com baixa precipitação, e a seca pode agravar os problemas ambientais da Amazônia, como o desmatamento e os incêndios florestais. O Centro-Oeste, por sua vez, é uma região com alta dependência da agricultura, e a seca pode prejudicar a produção de grãos, como soja e milho. Cultivos ameaçados Os cultivos mais ameaçados pela seca severa de 2024 são os que dependem de chuvas para o seu desenvolvimento, como a agricultura de sequeiro. A soja, o milho, o algodão e o feijão são alguns dos cultivos que podem ser afetados pela seca. Áreas mais atormentadas com a fo

o que faz uma entidade abandona o medium

Entre o Bem e o Mau

Uma entidade pode sofrer desgastes energéticos tentando ajudar seu filho encarnado quando este está sendo alvo de energias negativas, podendo, inclusive, ser aprisionada por algum Quiumba.
Se caso seu filho está tomando caminhos errados, ele não poderá se omitir com a Lei e terá que se afastar daquele filho pois corre o risco de cair seu padrão energético junto com o seu protegido.
Mas ele não o abandona. Ele convoca alguma outra entidade, do mesmo mistério, com padrão menor do que o seu para acompanhar e proteger aquele filho.
Por exemplo:
Mistério Pena Branca. Bilhões de espíritos trabalham para este mistério, desde o chefe da falange, com padrão energético a 100% ao último da falange, com padrão energético 0,00001%. Digamos que o caboclo que eu incorpore seja um caboclo Pena Branca de nível 80%. Ele possui capacidade de acessar esta força em 80% e ainda está em missão para poder elevar seu grau.
Incorporo este Caboclo que, através de mim, fará seu trabalho maravilhosamente, ele com o tempo, por ajudar muitas pessoas, ira adquirir um grau maior e não precisará mais vir em missão na terra, irá ser coroado e irá para outro estágio de evolução. Eu, consequentemente, também irei evoluir e elevar meu padrão vibratório.
Digamos que eu resolva, por meu livre arbítrio, entrar por caminhos tortos e comece a usar a minha mediunidade para prejudicar meus inimigos, fazer amarrações, magias negras e etc...
Este Caboclo que me acompanha não poderá se omitir com a Lei, pois caso o faça, irá perder seus graus e cair energeticamente.  
Ele não irá me abandonar totalmente, irá se afastar e designar outro caboclo, condizente com meu atual padrão energético, a me acompanhar e me proteger. Assim, se no inicio eu incorporava um caboclo Pena Branca de nível 80%, posso a vir incorporar outro Caboclo Pena Branca 10%, ou 0,0001%. Pensarei que ainda estou incorporando o mesmo caboclo a qual sempre incorporei, mas o sentirei “diferente” e sem a força atuante que nem era antigamente.
O Exu que eu trabalho também tem o livre arbítrio de se afastar e colocará em seu lugar um Exu menor de sua falange que irá demandar com as forças negativas que eu mesmo acessei e muitas vezes um Quiumba conseguirá tomar seu lugar e passará a “trabalhar” comigo como se fosse meu Exu, inclusive usando o nome dele, e,  como ele é um bom manipulador de energias negativas, terei bons resultados para as magias negras a qual comecei a praticar.
A espiritualidade nada pode fazer, pois usei o meu livre arbítrio para escolher entre o bem e o mal, não conseguirão mais “me alcançar”, pois negativei demais meu mental e não conseguirei receber as vibrações positivas que me mandam. Um dia, quando eu tomar consciência de meus atos negativos e me voltar novamente a Luz, eles prontamente me ampararão e ajudarão a resgatar meus erros.
AS GUIAS DE CONTAS DA UMBANDA. As Guias de Contas da Umbanda. Uma das coisas que mais chamam atenção nos médiuns trabalhadores da Umbanda, são as guias ou colares de contas por eles utilizados. Mas qual a finalidade desses colares? O que eles representam? Abaixo vamos falar um pouco dessas guias, suas cores, formas, o que se faz representar, como devemos utilizar, como devem ser feitas, quem as pede, as diferenças de cada uma. As guias ou colares de contas, representam a força vibracional de um Orixá ou de uma Entidade de Luz, também demonstram o grau de mediunidade de cada filho da casa , de cada linha que se trabalha, assim como também podem ser utilizadas para proteção do médium fora do terreiro. Guias de trabalho e guias de proteção. As guias poder servir para o trabalho de um médium dentro de um terreiro e também para proteção do mesmo fora do terreiro ou casa espírita. Guias de Trabalho. As guias de trabalho, são de uso exclusivo para dentro do terreiro, nos dias de gira, nos dias de festas, nos dias de batismo, entre as outras coisas feitas dentro da casa umbandista. Elas devem ser feitas de acordo com os Orixás do ori do médium, de acordo com o pedido de alguma Entidade da coroa do médium, nas cores determinadas de cada Orixá ou Entidade, de contas leitosas para a Umbanda, e cristal para o Candomblé. Como vamos nos frisar em Umbanda, nossas colocações serão de acordo com as regras Umbandistas. As guias de trabalho devem ser firmadas, ou seja, elas terão no ponto mais alto (parte inferior da cabeça, sendo encostado a nuca) uma firma, que é uma peça feita com o mesmo material das contas leitosas, sendo essa comprida e cilíndrica, onde deve ser terminado o fechamento da guia, que ficará encostada a nuca do médium, quando for utilizada a guia de trabalho. Essa guia de contas leitosas devem ter as cores indicadas de cada Orixá da coroa do médium, sendo algumas de uma só cor, outras bicolores ou na quantidade de cores conforme a necessidade de cada Entidade de Luz. Essas guias também podem ser feitas com outros tipos de materiais, dentro dos pedidos das Entidades trabalhadoras, sendo esses materiais como contas de sementes (lágrimas de Nossa Senhora), cruzes e figas de madeira, couro, palha. Tudo isso dentro da necessidade de cada Entidade de Luz. Guias de proteção. As guias de proteção são feitas a pedido de uma Entidade de Luz ou pelo próprio médium ou consulente, para que possa ser usada dia a dia para proteção nas ruas, contra assaltos, acidentes, inveja entre outras coisas. Essas guias também são feitas da mesma forma das guias de trabalho, porém não se é utilizado as firmas, e normalmente é feita nas cores da quais a Entidade que foi solicitada a fazer se utiliza. Podendo também ser feita nas cores dos Orixás da coroa do médium ou consulente, assim como também com sementes (lágrimas de Nossa Senhora) ou mesmo em couro. Cores e Formas de Guias. As cores, como já foi dito vai de acordo com o Orixá da coroa do Médium ou a Entidade que pediu. Abaixo vamos descrever algumas guias da Umbanda. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS BRANCAS: Essa guia vibra a força de Pai Oxalá, normalmente todos os filhos ao entrar para trabalhar em uma casa de Umbanda, já devem estar com a guia de Oxalá. Mesmo sem saber quais são os Orixás de Ori, mesmo sem ter desenvolvimento mediúnico, o médium já deverá estar usando a guia branca. É a primeira guia da vida de um médium pela regra da Umbanda. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS VERMELHAS: É a Guia para vibração do Orixá Ogum, sendo ele o pai da coroa de um médium. Ela normalmente é toda vermelha com firma da mesma cor, podendo ser utilizada pequenas espadas de aço, para a simbologia desse Orixá. Contudo isso não vai de acordo com a vontade do médium, e sim pela determinação da Entidade que solicitou esses símbolos. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS MARRONS: São guias para os filhos de Xangô, elas normalmente são todas marrons com firma da mesma cor, podendo também, em alguns casos ser divididas em 3 marrons e uma branca. Também pode ser inserida o símbolo de Xangô, que é o machado pequeno em aço, isso quando determinado pela Entidade solicitante. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS VERDES: Essas guias são utilizadas normalmente pelos filhos de Oxossi, sendo toda em contas verdes e firma também da mesma cor. Como nos casos acima, também pode ser inseridos o símbolos desse Orixá, que nesse caso pode ser um arco e flecha ou uma pequena flecha de aço. Essas guias verdes também podem ser utilizadas por Caboclos, sendo da mesma forma as contas e a firma, porém em alguns casos podem incluir outras cores nas contas, e também ´podem ser pedido dentes de animais, penas, sementes, etc. Da mesma forma também aos Boiadeiros, sendo que podem ser inclusos pedaços de couro, olho de boi (semente), etc. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS BRANCAS E PRETAS: É utilizada nas guias dos filhos de Obaluaiê, sendo divididas conforme a solicitação da Entidade, podendo ser uma branca e uma preta, ou três brancas e três pretas ou mesmo sete brancas e sete pretas, fechando com a firma branca raiada de preto. Pode ser solicitado o uso de pequenas cruzes em aço, como simbologia desse Orixá. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AMARELAS E PRETAS: As guias bicolores em amarelo e preto em suas contas, são utilizadas para médiuns filhos de Omulú, sendo também conforme Obaluaiê, divididas de uma a uma, ou de três em três, ou também de sete em sete contas intercaladas, com a firma preta raiada de amarelo. E como o símbolo de Omulú é o mesmo de Obaluaiê, também pode ser solicitado pequenas cruzes em aço, para ser colocado na guia, conforme instrução da Entidade solicitante. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AZUIS ANIL OU AZUIS CLARO: Essas guias são utilizadas para filhos de Oxum, sendo toda em azul anil ou mesmo em azul claro, com firma da mesma cor das contas. A diferença do azul claro ou do azul anil, vai depender da sequencia dos outros Orixás da coroa do médium, e é determinado pela Entidade solicitante. Poderá ser pedido pequenos corações de aço para a guia do filho de Oxum, sendo essa a simbologia dessa Orixá. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AZUIS CLARO: Essa guia é para os filhos de Iemanjá, ela deve ser feita toda em azul claro, com a firma da mesma cor. Em alguns casos pode ser contas azuis e brancas, com quantidade e separação determinada pela Entidade solicitante. Nesse caso também se usa a firma azul claro. Como Iemanjá e a Rainha do mar, mãe dos peixes, muitas vezes podem ser pedidas para acrescentar na guia pequenos peixes em aço ou mesmo cavalos-marinhos, também sistema queima de 48 horas do mesmo material. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AMARELAS: As guias com contas amarelas e firmas da mesma cor, são utilizadas pelos filhos da Orixá Iansã. Elas devem ser amarelas de um tom mais claro, e podem ter, dentro da determinação da Entidade solicitante, o símbolo dessa Orixá, que é o Raio (Eruexim, cabo de ferro ou cobre com um rabo de cavalo). GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS ROXAS: Para os filhos de Nanã Buruquê se utiliza a guia com contas roxas, sendo a firma da mesma cor. Em alguns raros casos pode ser solicitado pela Entidade que instruiu a confecção da guia a ser utilizado uma cópia miniatura de um Ibíri (um feixe de ramos de folhas de palmeira , com a ponta curvada enfeitada com pequeninos búzios). GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS ROSAS, OU ROSAS E AZUIS, OU AZUIS: Essa guia é bem particular, pois ela é a guia vibracional de Entidades de Luz na fase infantil. São utilizadas na maioria dos terreiros por todos os médiuns, principalmente nas festas de Ibeijada, Erês, na comemoração do dia de Ibeijis. Elas podem ser toda de contas rosas com firma da mesma cor (normalmente solicitada por uma criança do sexo feminino), ou podem ser toda com contas em azul claro, sendo a firma na mesma cor (normalmente quando solicitado por uma criança do sexo masculino). Mas como tanto médiuns femininos quanto masculinos podem receber na coroa meninos e meninas, é mais comum ser utilizada a guia bicolor nas cores rosa e azul, sendo a firma rosa raiada de azul ou azul raiada de rosa. Em alguns casos pode ser solicitado pela criança trabalhadora da Umbanda uma diferenciação em sua guia, podendo ser com contas maiores do que as normais, algumas utilizam bonequinhos, algum brinquedinho, podem ser fechadas ao invés de firmas com contas acima do tamanho das contas da guia, podem fazer várias diferenciações, tudo vai da vontade e da precisão da Ibeijada. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS PRETAS OU VERMELHAS E PRETAS: Essas guias são utilizadas para nossos compadres Exús e nossas comadres Pombo Giras. Elas são formadas e confeccionadas conforme a solicitação dessas Entidades de Luz, sendo feitas da seguinte maneira: Exú: O Exú pode utilizar a guia preta quanto a vermelha e preta, tudo dentro da linha e irradiação que ele trabalha. Sendo de contas pretas, a firma deve ser da mesma cor., e pode ser utilizado, dentro da determinação da Entidade, pequenos tridentes de aço, sendo esses tridentes retos, chamados de tridente masculino. Pode também ser pedido pelo o Exú, pequenos punhais de aço. Eles podem ser divididos em três, sete ou até 21 tridentes ou punhais na confecção da guia, tudo isso dentro da irradiação e trabalho do Exú solicitante. Sendo de contas vermelhas e pretas, a firma pode ser preta, preta raiada de vermelho, vermelha ou vermelha raiada de preto. Também se pode ser utilizada pequenos tridentes ou punhais de aço, conforme vimos acima. Pombo Gira: Na linha das Pombo Giras, também podemos ver guias da mesma forma dos Exús, sendo tanto Vermelha e preta quanto apenas vermelha, e com firmas também da mesma forma dos Exús, podendo ter como firmamento os punhais e tridentes em aço, só detalhando que os tridentes no caso da Pombo Gira são tridentes curvos, os chamados tridentes femininos. Essas colocações para as guias de Exús e Pombo Giras foram feitas para um modo geral, podendo tranquilamente ser diferenciada por um ou outro detalhe, como por exemplo a quantidade de contas de cada cor, ou outro símbolo mais particular de cada Entidade (pois são milhares e milhares de Exús e Pombos Giras diferentes). GUIAS COM FIRMA E CONTAS VERMELHAS E BRANCAS. Essa guia é utilizada para nossos companheiros Malandros e Malandras. Elas são bicolores em contas vermelhas e brancas, com firma vermelha ou branca, podendo ser raiada ou não. As contas podem ser divididas em uma a uma, três em três, sete em sete, vinte e uma a vinte uma, ou até mesmo uma quantidade maior de uma cor e menor de outra, tudo dentro da determinação da Entidade de Luz que determinou a fazer a guia para o médium. Raramente se vê uma guia dos Malandros com algum símbolo, normalmente são apenas as contas vermelhas e brancas e a firma, mas em pouquíssimos casos pode ser pedido para ser adicionado uma ou três piriguaia (variedade de búzio) na guia. GUIAS DE SEMENTES (LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA): Essas guias são muito utilizadas pela linha de Preto Velho, elas são confeccionadas de acordo com a vontade e determinação da Entidade, muitas vezes tem a aparência de um terço para orações. Podendo ela ter figas de guiné ou de arruda nas divisões das sementes, normalmente não tem firma, mas pode ter uma cruz em madeira na parte central inferior da guia. Alguns Pretos Velhos podem fazer uns patuás para serem colocados em determinadas guias de sementes, em pontos demonstrados por eles, e esses patuás podem ter uma variedade de coisas, como figas, cruzes, medalhas de anjos, orações, sementes, entre centenas de outras coisas que a Entidade julgue ser necessário para auxiliar o médium na hora da incorporação. Essas guias também podem ser pedidas por algum Caboclo, podendo ela ser toda de semente e com uma firma da cor normalmente verde, ou podem ter flechas, arcos ou lanças em aço, da mesma forma das guias em contas verdes. GUIAS DE COURO: Não muito vista nos terreiros de Umbanda, pois essa guia é utilizada por médiuns trabalhadores que incorporam Boiadeiros, e por muitas vezes o próprio Boiadeiro, se caso pedir uma guia, a pede de contas verdes com apetrechos, conforme já foi dito antes. Todas as guias devem ser confeccionadas sempre por determinação da Entidade trabalhadora da coroa do médium, ou por uma Entidade incorporada ao responsável pelo terreiro no qual o médium faz parte. As guias podem ser utilizadas de uma forma tradicional, ou seja, pendurada ao pescoço, com as firmas voltadas a nuca do médium, mas em alguns casos podem ser determinado pelas Entidades a serem utilizadas cruzada ao corpo, como por exemplo se iniciando do ombro esquerdo com o término na parte lateral inferior direita do corpo (linha da cintura), ou vice e versa. É importante dizer que em algumas casas tem como regra para cada guia de Orixá ou Entidade de Luz um determinado número de contas ou sementes, porém essa regra traz um problema aos médiuns, pois sendo assim elas nunca ficam de acordo com o tamanho desejado, na maioria das vezes ficam extremamente pequenas, e com isso atrapalha, pelo incômodo que ela causa, a concentração do médium antes da incorporação. Por isso o mais correto a fazer e manter uma regra simples, todas as guias devem, ao serem colocadas devem ficar na altura do umbigo do médium, pois assim não tem como ficar algo incômodo independente da altura de cada um. As guias são o ponto de vibração entre a Entidade e o médium, elas não são adornos ou enfeites. Use-as sempre por determinação da Entidade e sempre dentro da linha de trabalho, nunca esquecendo que guias de Umbanda são de Umbanda e de Candomblé são de Candomblé, não é porque achou uma guia mais bonita que ela serve para sua coroa ou sua vibração junto a Entidade. Respeite as guias, respeite sua coroa, respeite suas Entidades. Carregar Guias No Pescoço É Muito Bonito, Difícil É Saber Respeitar O Que Elas Representam. (Vô Tião) Carlos de Ogum.
AS GUIAS DE CONTAS DA UMBANDA. As Guias de Contas da Umbanda. Uma das coisas que mais chamam atenção nos médiuns trabalhadores da Umbanda, são as guias ou colares de contas por eles utilizados. Mas qual a finalidade desses colares? O que eles representam? Abaixo vamos falar um pouco dessas guias, suas cores, formas, o que se faz representar, como devemos utilizar, como devem ser feitas, quem as pede, as diferenças de cada uma. As guias ou colares de contas, representam a força vibracional de um Orixá ou de uma Entidade de Luz, também demonstram o grau de mediunidade de cada filho da casa , de cada linha que se trabalha, assim como também podem ser utilizadas para proteção do médium fora do terreiro. Guias de trabalho e guias de proteção. As guias poder servir para o trabalho de um médium dentro de um terreiro e também para proteção do mesmo fora do terreiro ou casa espírita. Guias de Trabalho. As guias de trabalho, são de uso exclusivo para dentro do terreiro, nos dias de gira, nos dias de festas, nos dias de batismo, entre as outras coisas feitas dentro da casa umbandista. Elas devem ser feitas de acordo com os Orixás do ori do médium, de acordo com o pedido de alguma Entidade da coroa do médium, nas cores determinadas de cada Orixá ou Entidade, de contas leitosas para a Umbanda, e cristal para o Candomblé. Como vamos nos frisar em Umbanda, nossas colocações serão de acordo com as regras Umbandistas. As guias de trabalho devem ser firmadas, ou seja, elas terão no ponto mais alto (parte inferior da cabeça, sendo encostado a nuca) uma firma, que é uma peça feita com o mesmo material das contas leitosas, sendo essa comprida e cilíndrica, onde deve ser terminado o fechamento da guia, que ficará encostada a nuca do médium, quando for utilizada a guia de trabalho. Essa guia de contas leitosas devem ter as cores indicadas de cada Orixá da coroa do médium, sendo algumas de uma só cor, outras bicolores ou na quantidade de cores conforme a necessidade de cada Entidade de Luz. Essas guias também podem ser feitas com outros tipos de materiais, dentro dos pedidos das Entidades trabalhadoras, sendo esses materiais como contas de sementes (lágrimas de Nossa Senhora), cruzes e figas de madeira, couro, palha. Tudo isso dentro da necessidade de cada Entidade de Luz. Guias de proteção. As guias de proteção são feitas a pedido de uma Entidade de Luz ou pelo próprio médium ou consulente, para que possa ser usada dia a dia para proteção nas ruas, contra assaltos, acidentes, inveja entre outras coisas. Essas guias também são feitas da mesma forma das guias de trabalho, porém não se é utilizado as firmas, e normalmente é feita nas cores da quais a Entidade que foi solicitada a fazer se utiliza. Podendo também ser feita nas cores dos Orixás da coroa do médium ou consulente, assim como também com sementes (lágrimas de Nossa Senhora) ou mesmo em couro. Cores e Formas de Guias. As cores, como já foi dito vai de acordo com o Orixá da coroa do Médium ou a Entidade que pediu. Abaixo vamos descrever algumas guias da Umbanda. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS BRANCAS: Essa guia vibra a força de Pai Oxalá, normalmente todos os filhos ao entrar para trabalhar em uma casa de Umbanda, já devem estar com a guia de Oxalá. Mesmo sem saber quais são os Orixás de Ori, mesmo sem ter desenvolvimento mediúnico, o médium já deverá estar usando a guia branca. É a primeira guia da vida de um médium pela regra da Umbanda. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS VERMELHAS: É a Guia para vibração do Orixá Ogum, sendo ele o pai da coroa de um médium. Ela normalmente é toda vermelha com firma da mesma cor, podendo ser utilizada pequenas espadas de aço, para a simbologia desse Orixá. Contudo isso não vai de acordo com a vontade do médium, e sim pela determinação da Entidade que solicitou esses símbolos. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS MARRONS: São guias para os filhos de Xangô, elas normalmente são todas marrons com firma da mesma cor, podendo também, em alguns casos ser divididas em 3 marrons e uma branca. Também pode ser inserida o símbolo de Xangô, que é o machado pequeno em aço, isso quando determinado pela Entidade solicitante. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS VERDES: Essas guias são utilizadas normalmente pelos filhos de Oxossi, sendo toda em contas verdes e firma também da mesma cor. Como nos casos acima, também pode ser inseridos o símbolos desse Orixá, que nesse caso pode ser um arco e flecha ou uma pequena flecha de aço. Essas guias verdes também podem ser utilizadas por Caboclos, sendo da mesma forma as contas e a firma, porém em alguns casos podem incluir outras cores nas contas, e também ´podem ser pedido dentes de animais, penas, sementes, etc. Da mesma forma também aos Boiadeiros, sendo que podem ser inclusos pedaços de couro, olho de boi (semente), etc. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS BRANCAS E PRETAS: É utilizada nas guias dos filhos de Obaluaiê, sendo divididas conforme a solicitação da Entidade, podendo ser uma branca e uma preta, ou três brancas e três pretas ou mesmo sete brancas e sete pretas, fechando com a firma branca raiada de preto. Pode ser solicitado o uso de pequenas cruzes em aço, como simbologia desse Orixá. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AMARELAS E PRETAS: As guias bicolores em amarelo e preto em suas contas, são utilizadas para médiuns filhos de Omulú, sendo também conforme Obaluaiê, divididas de uma a uma, ou de três em três, ou também de sete em sete contas intercaladas, com a firma preta raiada de amarelo. E como o símbolo de Omulú é o mesmo de Obaluaiê, também pode ser solicitado pequenas cruzes em aço, para ser colocado na guia, conforme instrução da Entidade solicitante. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AZUIS ANIL OU AZUIS CLARO: Essas guias são utilizadas para filhos de Oxum, sendo toda em azul anil ou mesmo em azul claro, com firma da mesma cor das contas. A diferença do azul claro ou do azul anil, vai depender da sequencia dos outros Orixás da coroa do médium, e é determinado pela Entidade solicitante. Poderá ser pedido pequenos corações de aço para a guia do filho de Oxum, sendo essa a simbologia dessa Orixá. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AZUIS CLARO: Essa guia é para os filhos de Iemanjá, ela deve ser feita toda em azul claro, com a firma da mesma cor. Em alguns casos pode ser contas azuis e brancas, com quantidade e separação determinada pela Entidade solicitante. Nesse caso também se usa a firma azul claro. Como Iemanjá e a Rainha do mar, mãe dos peixes, muitas vezes podem ser pedidas para acrescentar na guia pequenos peixes em aço ou mesmo cavalos-marinhos, também sistema queima de 48 horas do mesmo material. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS AMARELAS: As guias com contas amarelas e firmas da mesma cor, são utilizadas pelos filhos da Orixá Iansã. Elas devem ser amarelas de um tom mais claro, e podem ter, dentro da determinação da Entidade solicitante, o símbolo dessa Orixá, que é o Raio (Eruexim, cabo de ferro ou cobre com um rabo de cavalo). GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS ROXAS: Para os filhos de Nanã Buruquê se utiliza a guia com contas roxas, sendo a firma da mesma cor. Em alguns raros casos pode ser solicitado pela Entidade que instruiu a confecção da guia a ser utilizado uma cópia miniatura de um Ibíri (um feixe de ramos de folhas de palmeira , com a ponta curvada enfeitada com pequeninos búzios). GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS ROSAS, OU ROSAS E AZUIS, OU AZUIS: Essa guia é bem particular, pois ela é a guia vibracional de Entidades de Luz na fase infantil. São utilizadas na maioria dos terreiros por todos os médiuns, principalmente nas festas de Ibeijada, Erês, na comemoração do dia de Ibeijis. Elas podem ser toda de contas rosas com firma da mesma cor (normalmente solicitada por uma criança do sexo feminino), ou podem ser toda com contas em azul claro, sendo a firma na mesma cor (normalmente quando solicitado por uma criança do sexo masculino). Mas como tanto médiuns femininos quanto masculinos podem receber na coroa meninos e meninas, é mais comum ser utilizada a guia bicolor nas cores rosa e azul, sendo a firma rosa raiada de azul ou azul raiada de rosa. Em alguns casos pode ser solicitado pela criança trabalhadora da Umbanda uma diferenciação em sua guia, podendo ser com contas maiores do que as normais, algumas utilizam bonequinhos, algum brinquedinho, podem ser fechadas ao invés de firmas com contas acima do tamanho das contas da guia, podem fazer várias diferenciações, tudo vai da vontade e da precisão da Ibeijada. GUIA COM FIRMA E CONTAS LEITOSAS PRETAS OU VERMELHAS E PRETAS: Essas guias são utilizadas para nossos compadres Exús e nossas comadres Pombo Giras. Elas são formadas e confeccionadas conforme a solicitação dessas Entidades de Luz, sendo feitas da seguinte maneira: Exú: O Exú pode utilizar a guia preta quanto a vermelha e preta, tudo dentro da linha e irradiação que ele trabalha. Sendo de contas pretas, a firma deve ser da mesma cor., e pode ser utilizado, dentro da determinação da Entidade, pequenos tridentes de aço, sendo esses tridentes retos, chamados de tridente masculino. Pode também ser pedido pelo o Exú, pequenos punhais de aço. Eles podem ser divididos em três, sete ou até 21 tridentes ou punhais na confecção da guia, tudo isso dentro da irradiação e trabalho do Exú solicitante. Sendo de contas vermelhas e pretas, a firma pode ser preta, preta raiada de vermelho, vermelha ou vermelha raiada de preto. Também se pode ser utilizada pequenos tridentes ou punhais de aço, conforme vimos acima. Pombo Gira: Na linha das Pombo Giras, também podemos ver guias da mesma forma dos Exús, sendo tanto Vermelha e preta quanto apenas vermelha, e com firmas também da mesma forma dos Exús, podendo ter como firmamento os punhais e tridentes em aço, só detalhando que os tridentes no caso da Pombo Gira são tridentes curvos, os chamados tridentes femininos. Essas colocações para as guias de Exús e Pombo Giras foram feitas para um modo geral, podendo tranquilamente ser diferenciada por um ou outro detalhe, como por exemplo a quantidade de contas de cada cor, ou outro símbolo mais particular de cada Entidade (pois são milhares e milhares de Exús e Pombos Giras diferentes). GUIAS COM FIRMA E CONTAS VERMELHAS E BRANCAS. Essa guia é utilizada para nossos companheiros Malandros e Malandras. Elas são bicolores em contas vermelhas e brancas, com firma vermelha ou branca, podendo ser raiada ou não. As contas podem ser divididas em uma a uma, três em três, sete em sete, vinte e uma a vinte uma, ou até mesmo uma quantidade maior de uma cor e menor de outra, tudo dentro da determinação da Entidade de Luz que determinou a fazer a guia para o médium. Raramente se vê uma guia dos Malandros com algum símbolo, normalmente são apenas as contas vermelhas e brancas e a firma, mas em pouquíssimos casos pode ser pedido para ser adicionado uma ou três piriguaia (variedade de búzio) na guia. GUIAS DE SEMENTES (LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA): Essas guias são muito utilizadas pela linha de Preto Velho, elas são confeccionadas de acordo com a vontade e determinação da Entidade, muitas vezes tem a aparência de um terço para orações. Podendo ela ter figas de guiné ou de arruda nas divisões das sementes, normalmente não tem firma, mas pode ter uma cruz em madeira na parte central inferior da guia. Alguns Pretos Velhos podem fazer uns patuás para serem colocados em determinadas guias de sementes, em pontos demonstrados por eles, e esses patuás podem ter uma variedade de coisas, como figas, cruzes, medalhas de anjos, orações, sementes, entre centenas de outras coisas que a Entidade julgue ser necessário para auxiliar o médium na hora da incorporação. Essas guias também podem ser pedidas por algum Caboclo, podendo ela ser toda de semente e com uma firma da cor normalmente verde, ou podem ter flechas, arcos ou lanças em aço, da mesma forma das guias em contas verdes. GUIAS DE COURO: Não muito vista nos terreiros de Umbanda, pois essa guia é utilizada por médiuns trabalhadores que incorporam Boiadeiros, e por muitas vezes o próprio Boiadeiro, se caso pedir uma guia, a pede de contas verdes com apetrechos, conforme já foi dito antes. Todas as guias devem ser confeccionadas sempre por determinação da Entidade trabalhadora da coroa do médium, ou por uma Entidade incorporada ao responsável pelo terreiro no qual o médium faz parte. As guias podem ser utilizadas de uma forma tradicional, ou seja, pendurada ao pescoço, com as firmas voltadas a nuca do médium, mas em alguns casos podem ser determinado pelas Entidades a serem utilizadas cruzada ao corpo, como por exemplo se iniciando do ombro esquerdo com o término na parte lateral inferior direita do corpo (linha da cintura), ou vice e versa. É importante dizer que em algumas casas tem como regra para cada guia de Orixá ou Entidade de Luz um determinado número de contas ou sementes, porém essa regra traz um problema aos médiuns, pois sendo assim elas nunca ficam de acordo com o tamanho desejado, na maioria das vezes ficam extremamente pequenas, e com isso atrapalha, pelo incômodo que ela causa, a concentração do médium antes da incorporação. Por isso o mais correto a fazer e manter uma regra simples, todas as guias devem, ao serem colocadas devem ficar na altura do umbigo do médium, pois assim não tem como ficar algo incômodo independente da altura de cada um. As guias são o ponto de vibração entre a Entidade e o médium, elas não são adornos ou enfeites. Use-as sempre por determinação da Entidade e sempre dentro da linha de trabalho, nunca esquecendo que guias de Umbanda são de Umbanda e de Candomblé são de Candomblé, não é porque achou uma guia mais bonita que ela serve para sua coroa ou sua vibração junto a Entidade. Respeite as guias, respeite sua coroa, respeite suas Entidades. Carregar Guias No Pescoço É Muito Bonito, Difícil É Saber Respeitar O Que Elas Representam. (Vô Tião) Carlos de Ogum.

Comentários

  1. Irmão, obrigado pelo artigo!

    Tenho uma experiência que se enquadra com o título da postagem mas não foi mencionada.
    Estou na Umbanda há seis meses, embora quando criança fui criado na Umbanda, deixei de seguir aos 15 anos e só agora retornei com 55 anos.
    Vamos ao meu caso: Decidi sair da casa onde iniciei por opção própria. Não saí reclamando ou acusando ninguém, queria apenas conhecer outra casa pois não conseguia mais me encaixar lá. Estava desenvolvendo a mediunidade e já estava incorporando a irradiação de Preto Velho como meu guia chefe.
    Acontece que na casa nova há um mes não consigo sentir mais nada! Para onde forma as entidades que me seguem nessa caminhada? Foi-me informado por mais de uma mãe de santo que foi feito trabalho para que eu não consiga acessar a espiritualidade.
    O que você acha?

    Obrigado

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  2. Irmão, obrigado pelo artigo!

    Tenho uma experiência que se enquadra com o título da postagem mas não foi mencionada.
    Estou na Umbanda há seis meses, embora quando criança fui criado na Umbanda, deixei de seguir aos 15 anos e só agora retornei com 55 anos.
    Vamos ao meu caso: Decidi sair da casa onde iniciei por opção própria. Não saí reclamando ou acusando ninguém, queria apenas conhecer outra casa pois não conseguia mais me encaixar lá. Estava desenvolvendo a mediunidade e já estava incorporando a irradiação de Preto Velho como meu guia chefe.
    Acontece que na casa nova há um mes não consigo sentir mais nada! Para onde forma as entidades que me seguem nessa caminhada? Foi-me informado por mais de uma mãe de santo que foi feito trabalho para que eu não consiga acessar a espiritualidade.
    O que você acha?

    Obrigado

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