Tipos de Entidades
[Deus do Panteão Nórdico - Odin]
Deuses: entidades espirituais de grande poder, criadas por uma cultura e/ou sociedade.
Anjo: entidade espiritual dedicada ao serviço da Luz e da obra cósmica; é uma "inteligência original".
Demónio: entidade espiritual dedicada ao serviço do caos e das trevas; é uma "inteligência original" oposta.
Elemental: entidade espiritual formada de um único elemento filosófico e, consequentemente, a este ligada.
Espírito planetário: entidade espiritual formada a partir das qualidades de um único astro celeste e, consequentemente, a este ligada.
Elemental artificial: o mesmo que Elemental, mas criado pela mente humana, muitas vezes, inconscientemente. Pode ser benéfico ou maléfico.
Elemental fabricado: igual ao Elemental Artificial, mas criado conscientemente, normalmente com intenções maléficas.
Familiar (ou Famaliá): entidade
espiritual que pode ser de uma grande variedade, desde o "espírito" de
um antepassado, aprisionado por meios mágicos, até seu "cascarão"
avivado magicamente, com o uso de uma entidade criada para esse fim. Em
suma, ele serve uma pessoa ou um grupo restrito de pessoas.
Homúnculo: entidade espiritual,
criada por um indivíduo, na forma de ser humano, que tem em si
"colocadas" algumas substâncias materiais do "corpo físico" sem funções
mágicas. Este corpo pode ser animado magicamente mediante práticas
específicas.
Imagem Talismânica: o mesmo que Homúnculo (quando tem forma humanóide) ou Assentamento (quando tem outro formato).
Psichogone: elementar ou elemental-artificial criado através de Magia Sexual.
Vampiros: entidade espiritual que suga vitalidade à força dos seres vivos.
Súcubos: entidade espiritual - vampiro sexual feminino.
Íncubus: entidade espiritual - vampiro sexual masculino.
Guardião: entidade espiritual criada conscientemente por alguém, com fins de protecção.
Mensageiro: entidade espiritual
que é a forma objectiva dos defeitos, imperfeições, vícios e paixões
individuais. É um demónio espiritual individual. Incógnito, insensível e
caracteriza-se por ser um "mau conselheiro" ou "mau anjo da guarda". É
uma personificação positiva dos nossos defeitos, vícios e paixões, de
modo a que possamos contactá-lo e conhecê-lo, para que manejemos de
forma positiva as nossas imperfeições.
Demónio da Guarda: "Espírito
Guardião" que é a representação objectiva das "Correntes Tifonianas"
(culto Draconiano "sistematizado" no Antigo Egipto - ver aqui).
Anjo da Guarda: entidade
espiritual conhecida como Eu Superior - forma objectiva do que em forma
subjectiva podemos entender como a centelha divina que habita todo e
qualquer ser humano.
Anjo-Demónio da Guarda: simboliza, objectivamente, a união das "Correntes Draconianas e Tifonianas", portanto, é o "Poder Serpentino" despertado.
Génio Protector: "Anjo da Guarda"
ou "Guia"; pode ser um espírito desencarnado ou uma inteligência
incorpórea que recebe a missão, quando o nascimento de alguém, da sua
"guarda" ou "aconselhamento".
Imagens Telesmáticas: aparência
física objectiva que diversas entidades espirituais objectivas e as
energias subjectivas utilizam para se mostrarem à psique humana. São uma
criação consciente. As entidades espirituais objectivas são construídas
a partir da sua essência subjectiva.
Espírito Zodiacal: entidade
espiritual formada de qualidades intrínsecas de um único signo ou grau
do Zodíaco celeste e, consequentemente, a ele ligada.
Larva: entidade espiritual criada
por fortes emoções de uma pessoa, ou como seu servidor pessoal mágico
(assim, criado conscientemente).
Elementar: entidade espiritual criada por um indivíduo, como seu serviçal mágico (de forma consciente).
Sombra: entidade espiritual que é um tipo complexo de Larva.
Fantasma: entidade espiritual que
consiste num cascarão (cadáveres de corpo astral) habitado por um tipo
de Larva - a sua criação pode ser consciente ou inconsciente, voluntária
ou involuntária.
Autómatos do Subconsciente: espíritos-guia.
[Exemplo de Arquétipos - Tarot Jungiano]
Arquétipo: estruturas psíquicas
individuais, capazes de produzir símbolos, imagens e fantasias inerentes
às experiências fundamentais da humanidade. São os primeiros modelos do
Universo. É através dos Arquétipos que é possível, ao indivíduo,
remontar às fontes do Conhecimento.
Poltergeist: fenómenos
paranormais (ex. ruídos sem causa aparente, objectos que se movem
sozinhos, luzes que se apagam e acendem sozinhas, fogo espontâneo...).
Egrégora: forma-pensamento criada por um grupo de pessoas.
Orixá: entidade do grupo de Deuses Internos do Homem. Egrégora do Panteão Afro, da Nação Alaketu do Candomblé.
Vodun: descrição igual à de Orixá, mas pertencente à Nação Gege do Candomblé.
Domovoi: Espírito da casa, Egrégora das moradias, a Parte Astral e Mental das residências.
Inkice: igual a Vondun, mas da Nação Angola-Congo.
Loa: o mesmo que Inkice, mas do Panteão do Vudú, Voudou e Hoodoo.
Exu (Eshú): entidade intermediária entre os seres humanos e os Orixás.
Exu de Quimbanda: demónio masculino autêntico (na minha opinião, é uma entidade que pode fazer o bem, o mal ou ser neutra).
Pomba-Gira: demónio feminino autêntico (na minha opinião, é uma entidade que pode fazer o bem, o mal ou ser neutra).
Bombom-Gira (Bongo-N-Gira): como Exu, mas entre os seres humanos e os Inkices.
Legbá (Elegbara): igual a Exu, mas relacionado com Voduns.
Bara: igual a Exu e Legbá.
Ajé: entidade malévola; entidade máxima dos feiticeiros e feiticeiras malfazejos da cultura Nagô.
Egum: carcarão de pessoas mortas, magicamente avivado e habitado por entidade criada artificialmente; manifesta-se no Candomblé.
[Preto-Velho - Pai Joaquim de Angola]
Preto-Velho: o mesmo que Egum, mas na Umbanda e na Quimbanda é considerado um espírito sábio e idoso.
Caboclo: o mesmo que Preto-Velho, mas representa um espírito valente e guerreiro.
Caboclo Boiadeiro: igual a Caboclo, com as suas peculiaridades por ter sido "aculturado".
Guia: guia o indivíduo nas suas acções; pode guiá-lo para o bem ou para o mal, para o sucesso ou para o fracasso.
Quiumba (Kiumba): entidades treverosas. Larvas ou coisas semelhantes que habitam cascarões abandonados de pessoas malfazejas.
Santo Católico: entidade egregórica, imagem telesmática criada pelos seus crentes.
Assentamento (Igbá, Ibá, Prenda, Nganga, Nkisi, Ndoki): pote ou receptáculo semelhante, que serve como corpo físico à entidade criada artificialmente, com qualquer finalidade.
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