NÃO SABEMOS FAZER NENHUM TIPO DE RITUAL , SOMOS APENAS BLOGUEIROSOs zumbis são personagens comuns no folclore haitiano. Pesquisadores 
que estudam a cultura haitiana relacionaram inúmeras histórias de corpos
 que voltaram à vida graças aos sacerdotes ou feiticeiros de vodu. Os 
zumbis são escravos descerebrados. Eles não têm autoconsciência e não 
chegam a representar perigo, a não ser que comam sal, o que restaura 
seus sentidos. Essas histórias são muito difundidas e parecidas com as 
lendas urbanas: elas mexem com os medos mais profundos dos ouvintes e 
parecem reais, apesar de improváveis.
Mesmo depois de 
documentar várias histórias e boatos, os pesquisadores encontraram 
poucas evidências sólidas que explicassem ou provassem o fenômeno. Em 
geral, os supostos zumbis receberam nenhum ou poucos cuidados médicos 
antes de morrerem. Os pesquisadores também tiveram problemas em lidar 
identidades trocadas e fraudes.
Em 1980, um homem 
apareceu numa vila rural do Haiti dizendo ser Clairvius Narcisse, que 
havia morrido no Hospital Albert Schweitzer, de Deschapelles, Haiti, em 2
 de maio de 1962. Ele se dizia consciente mas paralisado durante sua 
suposta morte: ele até teria visto o médico cobrir seu rosto com um 
lençol. Narcisse disse ter sido ressuscitado e transformado em zumbi por
 um sacerdote.
VODU
O é uma religião haitiana, com raízes nas tradições africanas. Também chamada de voodoo, voudou, vodun ou voudoun, tem poucasemelhança com a maneira como ela é vulgarmente retratada pelos filmes.
Uma
 vez que o hospital documentou sua doença e morte, os cientistas o viram
 como uma possível prova dos zumbis haitianos. Narcisse respondeu 
perguntas sobre sua família e infância que nem um amigo íntimo saberia 
responder. No final das contas, sua família e muitos observadores 
externos concordaram que ele era um zumbi que havia ressuscitado.
O
 Dr. Wade Davis organizou seus estudos sobre os zumbis haitianos nas 
crônicas"The Serpent and the Rainbow" e "The Passage of Darkness"
Os zumbis e a lei haitiana
Uma
 lei que condena a criação de zumbis entrou em vigor no Haiti em 1835 
[ref (em francês)]. O artigo 246 do Código Penal Haitiano (em francês) 
classifica o uso em alguém de uma substância que gera um período 
prolongado de letargia sem causar a morte como tentativa de assassinato.
 Se a substância causar aparência de morte e resultar no enterro da 
vítima, o ato é classificado como assassinato.
Davis 
viajou para o Haiti a pedido do Dr. Nathan S. Kline, que criou a teoria 
de que uma droga tinha sido a responsável pelas experiências de Narcisse
 como zumbi. Uma vez que tal droga poderia ser usada medicinalmente, 
particularmente no campo da anestesiologia, Kline esperava reunir 
amostras, analisá-las e determinar como elas funcionavam.
Davis
 observou que os haitianos que acreditavam em zumbis também acreditavam 
que eles eram criados pela feitiçaria de um sacerdote (e não por um 
veneno ou uma droga). Segundo a sabedoria local, o sacerdote pega o ti 
bon ange da vítima, ou seja, a sua alma, para criar o zumbi, mas durante
 sua pesquisa Davis descobriu que o sacerdote usava pós elaborados, 
feitos de plantas secas e animais em seus rituais.
Davis
 reuniu oito amostras desse pó de zumbi em quatro regiões do Haiti. Seus
 ingredientes não eram idênticos, mas sete das oito amostras tinham 
quatro ingredientes em comum:
O baiacu, um ingrediente do pó de zumbi
uma ou mais espécies de 
baiacu, que normalmente contém uma neurotoxina mortal chamada tetrodotoxina;
uma espécie de 
sapo boi (Bufo marinus) haitiano, que produz inúmeras substâncias tóxicas;
um 
sapo de hyla (Osteopilus dominicensis), que produz uma substância irritante, porém não mortal;
restos humanos.
Além
 disso, os pós tinham outros ingredientes de plantas e animais, como 
lagartixas e aranhas, que poderiam irritar a pele. Alguns deles tinham 
até vidro triturado.
O uso do peixe-bola intrigou 
Davis. A tetrodotoxina provoca paralisia e morte, e as vítimas de 
envenenamento por tetrodotoxina normalmente ficam conscientes até poucos
 instantes antes de morrer. A paralisia os impede de reagir a estímulos,
 bem parecido com o que Clairvius Narcisse descreveu sobre sua própria 
morte. Os médicos também documentaram casos nos quais as pessoas 
ingeriram tetrodotoxina e aparentavam estar mortas, mas se recuperaram 
completamente.
Bufo marinus, um ingrediente do pó de zumbi
De
 acordo com a teoria de Davis, o pó, aplicado topicamente, irritava e 
rachava a pele da vítima. A tetrodotoxina poderia então passar para a 
corrente sangüínea, paralisando a vítima e causando sua morte aparente. A
 família enterraria a vítima e o sacerdote retiraria o corpo do túmulo. 
Se tudo corresse bem, acabaria o efeito do veneno e a vítima acreditaria
 ser um zumbi.
Embora a teoria de Davis tenha potencial, ela 
apresenta algumas falhas. A seguir, veremos as controvérsias em torno da
 pesquisa de Davis.
Natureza x alimentação
No
 Japão, o baiacu é uma iguaria chamada fugu. Servido cru e preparado por
 um competente chef, ele tem apenas tetrodotoxina o suficiente para 
causar formigamento e tontura. Mas se o chef errar no preparo do fugu, o
 resultado pode ser fatal.
Mas quando as pessoas comem 
porções tóxicas de fugu e se recuperam, tornam-se vítimas de 
envenenamento - e não zumbis. A teoria de Davis é que a cultura e a 
crença fazem com que alguns haitianos acreditem ser zumbis após se 
recuperarem dos efeitos do pó. Alguns sacerdotes dizem que a alimentação
 de um zumbi inclui uma pasta de Datura stramonium, conhecida localmente
 como "pepino de zumbi". Chamada de erva jimson nos EUA e de figueira do
 diabo no Brasil, essa planta provoca febre, alucinações e amnésia, 
aumentando potencialmente a crença da vítima de que houve uma 
transformação.
O sal e os zumbis
Segundo
 o folclore haitiano, um zumbi se cura ao ingerir sal. O que costuma 
acontecer então é que ele ataca o sacerdote que o criou ou volta para o 
local onde foi enterrado e morre. Ironicamente, a tetrodotoxina funciona
 bloqueando os canais de sódio nos músculos e células nervosas. Não se 
conhece a cura para o envenenamento por tetrodotoxina e é improvável que
 a quantidade de sódio em um punhado de sal tenha qualquer efeito 
fisiológico sobre uma pessoa envenenada.
Autodefesa contra zumbis
Seja
 retratando zumbis tradicionais e lentos ou uma geração mais nova e 
esperta deles, a maioria dos filmes e jogos concorda sobre como 
sobreviver a um ataque de zumbis:
não entre em pânico;
fuja dos zumbis. Na maioria das vezes, você se move mais rapidamente do que eles;
junte comida, água, um rádio de emergência, lanternas e armas e fique num local seguro;
se
 for possível, fuja para um shopping, loja de departamento ou outros 
lugares onde você terá fácil acesso a comida e suprimentos;
fique longe de áreas muito populosas, onde a infestação é mais provável;
coloque obstáculos em todas as entradas e fique em seu lugar a qualquer custo;
não fique cercado ou enfiado num canto ou outro espaço fechado;
lembre-se de que qualquer pessoa que for mordida ou morta por um zumbi se tornará uma ameaça para você;
espere pacientemente por ajuda e faça preparativos de longo prazo para poder sobreviver.
Além disso, não caia nos erros comuns como:
abrigar-se em um carro cujas chaves não estão com você;
deixar lâminas, bastões ou outras armas à vista;
ensinar os zumbis a usarem armas de fogo;
dar sua única arma para alguém que está histérico;
fugir para um porão ou sótão sem levar suprimentos com você;
entrar no elevador em um prédio cheio de zumbis;
deixar sentimentos e argumentos pessoais impedirem sua sobrevivência.
Miooooolos
Filmes como "A volta dos mortos-vivos" popularizaram a idéia de que os zumbis comem os cérebros
 (em inglês) das pessoas. Isso tem pouco sentido lógico, uma vez que o 
cérebro é relativamente pequeno e mais protegido do que qualquer outro 
órgão do corpo humano. De qualquer forma, algumas fontes explicam que os
 zumbis só comem os cérebros dos vivos quando seus mestres mandam.
 
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