Ifá é a voz de Deus revelada por Òrúnmìlá
 através do oráculo, ela está guardada em 256 compartimentos chamados 
Odù, estes Odù podem ser maiores ou menores, o jogo de búzios utiliza 
apenas os Odù méjì (os maiores que chamamos Olódù), somente um Bàbáláwo 
pode revelar o que os outros 240 estão trazendo como mensagem através do
 Òpèlè Ifá (corrente divinatória) ou dos Ikin (sementes de dendê).
 
Dentre os Odù maiores estão os méjì, ou 
seja, Éjì Ogbè (Éjì Onilé), Ìwòrì méjì (Éjìlàseborá), Òbàrà méjì, Òsá 
méjì e entre os Odù menores (podemos chama-los de Omó Odù) está Ìká’fún 
(Ìká Òfún), guardião de uma parte dos ensinamentos das Leis Sagradas de 
nossa religião. Neste compartimento encontraremos as Leis Sagradas do 
comportamento humano dentro da religiosidade e vida social.
 
Introdução às Leis de Ifá.
Os conceitos constantes do presente 
documento representam a herança moral que nos foi legada por nossos 
ancestrais, consistindo em 16 Mandamentos de Ifá, transmitidos oralmente
 no dialeto original e traduzidos para o castelhano, idioma em que se 
encontram escritos nos antigos livros sagrados das seculares sociedades 
de Ifá de Cuba e que devem agora chegar ao conhecimento de todos aqueles
 que, de alguma forma, se interessem por nossa religião. É necessário 
que, de posse destes conhecimentos, possam todos aqueles que adotaram 
uma postura desonesta, corrompendo os ditames de Ifá e usando a religião
 tão somente para usufruírem vantagens financeiras, possam refletir e, 
retomando a senda do bem, exaltar o sagrado nome de Òrúnmìlá, 
divulgando-o dentro do respeito e religiosidade esperados de um 
verdadeiro sacerdote. Os mandamentos de Ifá nascem no Odù Ìká’fún e 
ninguém pode gabar-se de sua autoria. A tradução do documento 
originalmente escrito em Yorùbá e transcrito para o espanhol, a 
interpretação dos mandamentos, assim como tudo aquilo que não consta do 
documento original é de responsabilidade do autor desta obra (saudoso), 
Adilson de Oxalá, Bàbáláwo de Òrúnmìlá, Omó Odù Ogbè’bàrà.
 
O autor, entretanto, não exige 
exclusividade de seus colaboradores e autoriza a reprodução e divulgação
 desta matéria desde que devidamente citada a sua origem.
Itan do Odù Ìká’fún:
Quando os Maiores (os Irunmolé) chegaram a
 Terra, fizeram todos os tipos de coisas erradas que foram avisados que 
não fizessem. Então, começaram a morrer um atrás do outro e, 
desesperados, puseram-se a gritar e a acusar Òrúnmìlá de está-los 
assassinando. Òrúnmìlá então se defendeu dizendo que não era ele que os 
estava matando. Òrúnmìlá disse que os maiores estavam morrendo porque 
não cumpriam os mandamentos de Ifá.
A habilidade de comportar-se com honra é 
obedecer aos mandamentos de Ifá, o que é de sua inteira 
responsabilidade. A habilidade de comportar-se com honra e obedecer aos 
mandamentos de Ifá são minhas responsabilidades também.
Os 16 mandamentos de Ifá. (Os mandamentos de Ifá nascem no Odù Ìká’fún).
1º Mandamento:
Eles, os 16 Maiores, caminhavam em busca 
da Terra Prometida, Ilè Ifé, a Terra do Amor, para pedirem Ire Ariku (o 
bem da longevidade) ao Deus Supremo, Olódùmarè.
Então perguntaram a Òrúnmìlá:
“Viveremos vida longa como foi prometido por Olódùmarè quando foi feita a consulta através do oráculo de Ifá?”
 E eles (os adivinhos), responderam:
“Aquele que pretende vida longa, que não chame esúrú”.
(Tipo de inhame parecido com pequenas batatas. Chamar esúrú significa falar do que não se sabe).
Significado do 1º mandamento:
O sacerdote não deve enganar ao seu semelhante acenando com conhecimentos que não possui.
Interpretação:
O sacerdote não deve dizer o que não 
sabe, ou seja, passar ensinamentos incorretos ou que não tenham sido 
transmitidos pelos seus mestres e mais velhos. É necessário o 
conhecimento verdadeiro para a prática da verdadeira religião.
 
Mensagem:
Quem abusa da confiança do próximo, 
enganando-o e manipulando-o através da ignorância religiosa, sofrerá 
graves consequências pelos seus atos. A natureza se incumbirá de cobrar 
os erros cometidos e isto se refletirá em sua descendência consanguínea e
 espiritual.
2º Mandamento:
Eles avisaram aos Maiores que não 
chamassem a todos de esúrú. (Chamar a todos de “esúrú” é considerar 
todas as coisas como contas sagradas).
Significado do 2º Mandamento:
O sacerdote deve saber distinguir entre o
 ser profano e o ser sagrado, o ato profano e o ato sagrado, o objeto 
profano e o objeto sagrado.
Interpretação:
Não se pode proceder a ritual sem que se 
tenha investidura e conhecimento básico para realizá-los. Chamar a todos
 de esúrú, é considerar a todos, indiscriminadamente, como seres 
talhados para a missão sacerdotal, o que é uma inverdade ou, o que é 
pior, uma manipulação de interesses. Da mesma forma que nem todas as 
contas servem para formar-se o eleké (colar) de um Òrìsà (como as contas
 sagradas), nem todos os seres humanos nasceram fadados para a prática 
sacerdotal.
Mensagem:
Para ser um sacerdote de Ifá, são 
necessários inúmeros atributos morais, intelectuais, procedimentais e 
vocacionais. A simples iniciação de um ser profano, desprovido destes 
atributos básicos e essenciais, não o habilita como um sacerdote 
legítimo e legitimado. Da má interpretação e inobservância deste 
mandamento resulta a grande quantidade de maus sacerdotes que proliferam
 hoje em dia dentro do Culto de Òrúnmìlá. Ai observa-se a diferença 
entre “ser bàbáláwo” e “estar bàbáláwo”.
 
Aquele que se submete à iniciação visando
 tão somente o status de bàbáláwo, jamais será um verdadeiro sacerdote 
de Òrúnmìlá. “Estará” bàbáláwo, cargo adquirido pela iniciação, mas 
jamais “será” bàbáláwo, condição imposta por sua vocação, dedicação e 
desprendimento. Cabe ao sacerdote que procede a iniciação escolher, com 
muito critério, aqueles que são realmente dignos do sacerdócio.
3º Mandamento:
Eles avisaram que não chamassem forças, 
da forma errada “ódidé”. (Uma referência às aves noturnas e misteriosas,
 que se nutrem de sangue. Dar maus conselhos e orientações erradas é 
expor as pessoas aos perigos de energias maléficas e sem controle).
Significado do 3º mandamento:
O sacerdote nunca deve desencaminhar as pessoas dando-lhes maus conselhos e orientações erradas.
Interpretação:
É inadmissível que um sacerdote se 
utilize do seu poder e do seu conhecimento religioso para, em proveito 
próprio, induzir ao erro aqueles que o seguem. Ao agirem desta forma, 
assumem a postura das aves noturnas que, nas trevas, saciam suas 
necessidades com o sacrifício e o sangue dos outros.
Mensagem:
Uma das mais importantes funções do 
sacerdote é orientar seu discípulo, conduzindo-o ao caminho correto, ao 
encontro do “ire” (boa sorte), de acordo com os ditames estabelecidos 
por seu Odù pessoal e seus Òrìsà de cabeça. Quem chega aos pés de 
Òrúnmìlá para consultar seu oráculo em busca de soluções, deve ser 
orientado pelo sacerdote corretamente, independente do interesse deste 
como olhador. A pessoa que chega com um problema deve ter seu problema 
solucionado e não vê-lo acrescentado de outros criados artificialmente 
com o fito de proporcionar a quem a consulta, vantagens financeiras ou 
possibilidade de conquistas e abusos.
4º Mandamento:
Eles avisaram que não dissessem que as folhas sagradas do Àràbà (Ceiba Pethandra), são folhas da árvore “oriro”.
 
(Tudo deve ser feito de acordo com os 
ditames e os preceitos religiosos. A simples troca de uma simples folha 
pode ocasionar consequências maléficas ou tornar sem efeito um grande 
ebó da mesma forma que as folhas do Àràbà não são iguais às folhas de 
oriro).
Significado do 4º Mandamento:
O sacerdote não pode, em nenhuma 
condição, utilizar-se de falsos recursos, fornecendo coisas sem validade
 religiosa como elementos de segurança ou de culto.
Interpretação:
Os procedimentos litúrgicos devem ser 
observados integralmente e a ninguém cabe o direito de fazer “isto” por 
“aquilo” quando em “aquilo” é que está a solução.
Mensagem:
Aquele que utiliza de meios escusos e 
enganosos contra seus semelhantes será culpado do crime de abuso de 
confiança. Usando de artifícios e mentiras contra as pessoas inocentes e
 de bom coração, o sacerdote provoca o descontentamento de Òrúnmìlá e a 
consequente ira de Elégbará, e isto não é bom. Cada entidade espiritual 
possui um nome individual, de acordo com a determinação de Olódùmarè 
(Deus). Da mesma forma, Èsù possui nome e identidade própria, assim como
 atributos específicos. É inadmissível, portanto, que esta Entidade tão 
sagrada e importante dentro do culto, seja assentada e entregue de 
maneira irresponsável, e que aqueles que a recebem permaneçam ignorantes
 do seu nome, qualidade, forma de tratamento e especificidade de função.
Òrúnmìlá é aquele que nos olha com amor, não façamos com que ele nos olhe com desprezo.
 
Did you realize there is a 12 word sentence you can communicate to your partner... that will trigger deep feelings of love and instinctual attraction for you buried inside his chest?
ResponderExcluirBecause deep inside these 12 words is a "secret signal" that fuels a man's instinct to love, look after and care for you with his entire heart...
12 Words Who Fuel A Man's Love Impulse
This instinct is so built-in to a man's genetics that it will drive him to try better than before to build your relationship stronger.
Matter of fact, triggering this powerful instinct is absolutely essential to having the best ever relationship with your man that as soon as you send your man one of these "Secret Signals"...
...You will immediately notice him open his soul and heart to you in such a way he's never experienced before and he will perceive you as the only woman in the universe who has ever truly attracted him.
As claimed by Stanford Medical, It is indeed the one and ONLY reason this country's women live 10 years longer and weigh on average 19 kilos less than we do.
ResponderExcluir(And realistically, it is not related to genetics or some secret exercise and really, EVERYTHING about "how" they are eating.)
P.S, I said "HOW", not "WHAT"...
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