A HIERARQUIA
SACERDOTAL NO
CULTO OMOLOKO
A hierarquia sacerdotal da Nação Omoloko segue a mesma estrutura
dos grupos Yorubá:
Þ
Babalorixá
ou
Yálorixá:
sacerdote ou sacerdotisa, mais conhecidos como pai de
santo ou mãe de santo, é a autoridade máxima no culto ao orixá;
Þ
Yákèkèrè
e
Babákèkèrè:
filho de santo com obrigação de “Sete
Linhas”.
Þ
Dagã:
a pessoa que tem mais tempo de iniciação dentro do terreiro;
Þ
Ogã Nilú
e
Ogã
Calofé:
tocador de atabaque. Pessoa que
dá início à maioria dos cânticos aos orixás nas giras (atualmente esses dois
cargos tem sido ocupado por uma mesma pessoa);
Þ
Axogun:
pessoa que, nas obrigações, sacrifica os animais;
Þ
Yábasé
ou
Yábá:
cozinheira das comidas sagradas dos orixás;
Þ
Combono:
pessoa que nas giras atende aos Orixás;
Þ
Exi-de-Orixá:
filho de santo em geral;
Uma peculiaridade do culto Omoloko é que nele não
existe o grau de “Mãe ou Pai Pequeno", como há em outros cultos afro-brasileiro.
Para um iniciado tornar-se Babálorixá ou Yálorixá ele precisa ser iniciado nas
sete obrigações que compõem a hierarquia sacerdotal, abrir seu próprio terreiro
e ter seus próprios filhos de santo. Esse direito é adquirido quando o filho de
santo faz a última obrigação que é chamada de “Camarinha”, na qual o filho de santo é iniciado e ao
seu término recebe o direito de “criar” (iniciar) outros filhos de santo. Se
esse filho de santo continuar no terreiro onde ele foi feito ele será chamado de
Babákekerê ou Yákekerê – aquele que pode iniciar outros filhos de santo mas não
possui ainda o seu próprio terreiro -. Ele ainda não recebeu o Deká. Entretanto,
se ele for abrir o seu próprio terreiro para iniciar seus próprios filhos de
santo, então ele receberá de seu Babálorixá ou Yálorixá o Deká e passará a ser
chamado de Babálorixá ou Yálorixá pelas demais pessoas. Portanto, na Nação
Omoloko o título de “Mãe Pequena ou Pai Pequeno; Mãe Grande ou Pai Grande” não
existe, pois ele está condicionado ao pai de santo/mãe de santo ao abrir o seu
próprio terreiro e ter os seus próprios filhos de santo. Na hierarquia da nação
Omoloko o grau de Babákekerê ou Yákekerê está logo abaixo do de Babálorixá/Yálorixá, entretanto ele não pode ser comparado ao grau de “Pai/Mãe
Pequeno(a) que há em outros rituais, pois na Nação Omoloko não existe uma
obrigação específica para estes cargos como há no Ritual de Umbanda e Almas de
Angola, por exemplo
Comentários
Postar um comentário
misterios sobrenaturais
O BLOG É FEITO DE RELATOS ENVIADO PELOS OS LEITORES ,NÃO SABEMOS FAZER NENHUM TIPO DE RITUAL ,
SOMOS APENAS BLOGUEIROS , NAO NOS ENVIE E MAIL PEDINDO RITUAL
O EMAIL E APENAS PARA SUGERIR TEMAS E RELATOS OBRIGADA
misterios do mundo moderno
misterios nunca revelados
misterios terço
misterios musica
misterios nao resolvidos pela ciencia
misterios do mundo antigo
videos de misterios capturados por camerascasos sobrenaturais famosos
casos sobrenaturais 2018
casos sobrenaturais comprovados
coisas sobrenaturais reais no brasil
coisas sobrenaturais filmadas
coisas sobrenaturais de deus valbeijo
misterios sobrenaturais inexplicaveis
fenomenos sobrenaturais assustadores simbolos de força
simbolos misticos
símbolos antigos de proteção
símbolos para copiar e colar
letras diferentes e símbolos
símbolos egípcios e seus significados
símbolos místicos e seus significados
símbolo do whatsapp para copiar