Umbanda + Candomblé = OMOLOKÔ
O
Omolokô apresenta-se como um segmento de origem africana que surgiu no
Brasil, dizem que no Rio de Janeiro, oriundo de uma miscigenação que
ocorreu na época da escravidão onde eram comuns práticas
afro-brasileiras similares ao que hoje conhecemos como Cabula e Omolokô.
Omolokô
é uma palavra yorubá, que significa: Omo - filho e Oko - fazenda, zona
rural (Por causa da repressão policial que havia naquela época, os
cultos eram realizados nas matas ou em lugar de difícil acesso dentro
das fazendas dos donos de escravos).
Talvez por causa disso hoje
tenhamos as denominações de “terreiro e roça” para os lugares onde os
cultos afro-brasileiros são realizados.
Podemos relacionar o
significado da palavra Omolokô também a Orixá Okô, a deusa da
agricultura, que era adorada nas noites de lua nova pelas mulheres
agricultoras de inhame. Antigamente, a Orixá Okô era muito cultuada no
Rio de Janeiro e assentada junto com Oxossi, daí viria a sua forte
influência no culto Omolokô.
Nesse culto os orixás possuem nomes
yorubá (Nagô), onde seus Orikis (tudo aquilo que se relaciona ao
Orixá) e seu Orukó (nome) são trazidos através do jogo de búzios ou Ifá.
Muitas
vezes os cultos Omolokôs são confundidos com Umbanda e muito de seus
terreiros de auto-intitulam Umbandistas pois além de adotar muitos
rituais umbandistas e darem consulta com as linhas de trabalho da
Umbanda, também adotam muitos preceitos do Candomblé.
Seus
assentamentos se parecem com os do candomblé Nagô. Os Exus são feitos de
argila semelhantes a uma pessoa ou então simbolicamente em ferro.
As
atividades com sacrifício animal geralmente são realizadas em sessões
internas envolvendo apenas os membros efetivos dos terreiros (filhos de
santo), sem espectadores (assistência) externos. Nessas cerimônias só é
permitido a presença de iniciados no culto e que tenham um grau
hierárquico dentro do terreiro. Dentre os animais utilizados nas
chamadas oferendas ou obrigações, são utilizadas aves (galinha,
patas...) e animais quadrúpedes (cabras, bodes, coelhos, carneiro...).
Entretanto essas atividades chamadas de "Obrigação de Santo" só
acontecem em casos de iniciação sacerdotal ou em outras ocasiões muito
especiais.
A Hierarquia sacerdotal da Nação Omolokô segue a mesma estrutura dos grupos Yorubá:
-
Babalorixá ou Yálorixá: sacerdote ou sacerdotisa, mais conhecido como
pai de santo ou mãe de santo, é a autoridade máxima no culto ao orixá;
- Yákekerê e Babákekerê: filho de santo com obrigação de “Sete Linhas”.
- Dagã: a pessoa que tem mais tempo de iniciação dentro do terreiro;
-
Ogã Nilú e Ogã Calofé: tocador de atabaque. Pessoa que dá início à
maioria dos cânticos aos orixás nas giras (atualmente esses dois cargos
têm sido ocupados por uma mesma pessoa);
- Axogun: pessoa que, nas obrigações, sacrifica os animais;
- Yábassé ou Yábá: cozinheira das comidas sagradas dos orixás;
- Combono: pessoa que nas giras atende aos Orixás;
- Exi-de-Orixá: filho de santo em geral;
Uma
peculiaridade do culto Omoloko é que nele não existe o grau de “Mãe ou
Pai Pequeno", como há em outros cultos afro-brasileiros. Para um
iniciado tornar-se Babálorixá ou Yálorixá ele precisa ser iniciado nas
sete obrigações que compõem a hierarquia sacerdotal, abrir seu próprio
terreiro e ter seus próprios filhos de santo. Esse direito é adquirido
quando o filho de santo faz a última obrigação que é chamada de
“Camarinha”, na qual o filho de santo é iniciado e ao seu término recebe
o direito de “criar” (iniciar) outros filhos de santo. Se esse filho de
santo continuar no terreiro onde ele foi feito ele será chamado de
Babákekerê ou Yákekerê – aquele que pode iniciar outros filhos de santo,
mas não possui ainda o seu próprio terreiro.
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